A história da Igreja _ Santo Irineu de Lion


Na aula passada nós vimos o problema da Idade Sub-Apostólica. Existe um famoso romance – tão famoso que eu não lembro qual é – acho que é daquela romancista Taylor Taldwell ela escreveu “O médico de homens e de almas” sobre São Lucas também escreveu a vida de São Paulo acho que foi dela, se não foi dela fica sendo não é. Pois ela começa um dos livros com o problema de como será quando ninguém mais puder dizer “Eu vi”.

Ou seja, como será quando ninguém mais puder dizer “Eu vi Jesus quando Ele multiplicou os pães”; “Eu vi Jesus quando Ele curou o leproso”; “Eu vi Jesus Ressuscitado, toquei nas suas chagas”. Como será quando ninguém mais puder escrever aquilo que São João escreveu no início da sua primeira Carta “aquilo que nós vimos, aquilo que nós ouvimos, aquilo que nós vimos com nossos olhos, tocamos com nossas mãos. Isso nós viemos anunciar. Como será?”. Esse é o grande problema da Idade Sub-Apostólica.Homens que conheceram os Apóstolos mas não conheceram Cristo. Como será quando os Apóstolos morrerem?

Então a primeira coisa que nós temos que lembrar – isto é questão de Catecismo, não é história da Igreja mas é Catecismo – mas vocês se lembrem por favor sempre que a Revelação ela se conclui com a morte do último Apóstolo. Então até o último Apóstolo morrer ainda pode aparecer novidade. Dali para frente não existem mais novidades. Tá? Segundo a tradição o último Apóstolo a morrer foi São João que morreu por volta do ano 100dc já com bastante idade, muito velho. A conversa lá do capítulo 21 de São João de que surgiu a lenda que o discípulo amado não iria morrer provavelmente está ligada à situação de que São João viveu muito tempo. Então as pessoas achavam que o Evangelista São João iria ver o retorno de Cristo, não iria morrer antes de Jesus voltar. Acontece que o homem morreu e a partir disso surgiu uma pequena crise na Igreja para justificar. Provavelmente o capítulo 21 não foi escrito pessoalmente por São João - se é que o Evangelho foi escrito pessoalmente por São João.

Porque existe uma dupla conclusão - eu não sei se vocês já notaram que no Evangelho de São João chega no final do capítulo 20 o evangelho se conclui. Diz assim: "Fez Jesus na presença de seus discípulos ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro, mas estes foram escritos para que creiais..." etc. Então isso é uma conclusão, Acabou o Evangelho.

Aí de repente começa o capítulo 21! "Depois disso tornou Jesus a aparecer..." Aí narra a aparição de Jesus no lago de Genesaré, a noite sem pescar, Pedro vai, tem a pesca milagrosa, "Afasta-te de mim, Senhor!" E aí Jesus tá lá e "Pedro tu me amas?" "Apascenta as minhas ovelhas" "Me amas, apascenta as minhas ovelhas, apascenta as minhas ovelhas..." aí no final, não é, Jesus diz para Pedro "Segue! Voltando-se Pedro viu que os seguia aquele discípulo que Jesus amava. Aquele que estivera inclinado sobre o seu peito durante a ceia e lhe perguntara: 'Senhor, quem é que há de lhe trair?' Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: 'Senhor, e este? Que será dele?' Respondeu Jesus:'Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu!' Correu por isso o boato entre os irmãos de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não lhe disse 'Não morrerá' mas 'que te importa que eu quero que ele fique assim até que eu venha."

Isso é uma pergunta, não foi uma afirmação de Jesus. Por que é que escreveram isso no capítulo 21? Porque provavelmente quando escreveram João estava morto. Então era para explicar que surgiu a lenda, o boato de que ele não morreria, mas aí de fato ele morreu, ficaram escandalizados - uai, mas Jesus não disse que ele não ia morrer? Aí acrescentaram o capítulo 21. Não tá escrito isso, Jesus não disse isso, isso é uma hipótese...

Mas seja como for São João teria sido o último a morrer - conforme a Tradição. Então quer dizer uma coisa: se você encontrar alguma coisa escrita nas Cartas de São Paulo, se você encontrar alguma coisa escrita nas Cartas de São João, nas Cartas de São Lucas... no Evangelho de São Lucas, etc... que Jesus não disse historicamente - ou seja, aquilo lá não foi exatamente o que Jesus disse, foi um acréscimo, a pessoa que escreveu acrescentou, etc mesmo assim tudo isso é revelação de Deus, tá entendendo? Porque a Revelação se conclui com a morte do último Apóstolo!

Então as coisas que foram escritas e que São Paulo não ouviu diretamente de um Apóstolo mas São Paulo de alguma forma pensou, Deus iluminou São Paulo! - essa iluminação do Espírito Santo é Revelação Divina, entenderam? E está na bíblia e aquilo é Palavra de Deus! Portanto a Revelação se conclui com a morte do último Apóstolo!

Isto quer dizer o seguinte: que aquilo que está escrito no Apocalipse de São João é Verdade, ou seja, a Igreja está fundada - A Igreja tem o fundamento - nos doze Apóstolos. Então é por isso que a gente diz que a nossa Igreja é Apostólica!

fonte: padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: