terça-feira, 11 de setembro de 2012

H I - Debates: A unidade da Igreja.

  1. A unidade da Igreja

Tendo em vista a complexidade e a variedade dos temas abordados no tópico "A história da Igreja" e partindo da observação de vários membros sobre o problema da dispersão ocasionada dentro do tópico me pus a pensar "Mas este é um questionamento que merece mais espaço fora de um tópico tão expositivo!" Então me propus a criar alguns tópicos mais específicos para abordar estes pontos.

O primeiro que me chamou a atenção foi justamente o que coloquei acima - a unidade da Igreja.

A mim como Católico parece muito óbvio que desde o início Deus quis o homem como um todo (ou Catholon, como se diz em grego). Da mesma forma me é fácil de entender que Deus deseje a Igreja como Una.
Por isso colocamos logo nas primeiras linhas do tópico: "Quando nós falamos de Igreja nós não estamos falando apenas de pessoas humanas que se organizaram numa agremiação. Nós estamos falando do Corpo de Cristo! Que tem em pessoas humanas os seus membros, que tem o Espírito Santo como sua Alma. Nós estamos falando de uma Unidade que é mística, misteriosa, invisível e precisa ser crida! "

Um bom amigo que tenho no orkut e um dos protestantes de maior conteúdo que já vi em debates pela internet afora - o glorioso Pastor Emerson Osmar da Silva - colocou esse ponto na seguinte ótica:
Quando nós falamos de Igreja nós não estamos falando apenas de pessoas humanas que se organizaram numa agremiação. Nós estamos falando do Corpo de Cristo! Que tem em pessoas humanas os seus membros, que tem o Espírito Santo como sua Alma. Nós estamos falando de uma Unidade que é mística, misteriosa, invisível e precisa ser crida! Isso ficou bom mesmo!!!!

(e na postagem seguinte)...

Importa que Jesus disse: "Vão com o Pedrão! Não embarquem em canoa furada!"

??? Quando Jesus disse isso?

Ele disse na verdade: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não for por meio de mim"!

E o próprio Pedrão disse isso:

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
Perceberam onde está o ponto crítico? 

Bom, considero que essa colocação do caríssimo Osmar abre espaço para que possamos começar pela unicidade da Igreja de Cristo o debate.

O tema para o debate está aberto!

Postagem do Emanoel!

PATRÍSTICA E A UNIDADE
Bíblia
“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos o mesmo e que entre vós não haja cismas, mas sede perfeitos no mesmo espírito e no mesmo parecer” (1Cor. 1,10).

Ireneu de Lião

"[Estar na Igreja] nos permite ver que uma só e mesma é a fé de todos, porque todos crêem num só e mesmo Deus Pai, admitem a mesma economia da encarnação do Filho de Deus, reconhecem o mesmo dom do Espírito, meditam nos mesmos preceitos, observam a mesma forma de organização da Igreja, aguardam a mesma vinda do Senhor, e esperam a mesma salvação do homem todo, ou seja, da alma e do corpo" (Contra as Heresias 5,20,1)
Tertuliano de Cartago
"Nós somos um corpo unido pelo vínculo da piedade, pela unidade da disciplina e pelo pacto da esperança" (Apologia 39,1).

Didaqué
"Assim como este pão partido estava espalhado aqui e acolá pelas colinas e, colhido, torna-se uma só coisa, assim também se recolhe tua Igreja em teu reino desde os confins da terra (...) " (9,4; 10,5-6).

Inácio de Antioquia
"Importante, por conseguinte, vivermos numa irrepreensível unidade. Assim poderemos participar constantemente da união com Deus" (Epístola aos Efésios).

"Nada exista entre vós que possa dividir-vos" (Epístola aos Magnésios).

"Perseverai na unidade sob o olhar de Deus" (Epístola a Policarpo).

Ireneu de Lião
"Esta é a doutrina que a Igreja recebeu e esta é a fé que, mesmo dispersa no mundo inteiro, a Igreja guarda com zelo e cuidado, como se tivesse a sua sede numa única casa; e todos são unânimes em crer nela, como se ela tivesse uma só alma e um só coração; esta fé ela anuncia, ensina, transmite como se falasse uma só língua.(...) As Igrejas fundadas na Germânia não têm outra fé e outra tradição; diga-se o mesmo das Igrejas fundadas na Espanha, entre os celtas, no Oriente, no Egito, na Líbia, ou no centro do mundo, que é a Palestina. (..)" (Contra as Heresias 1,10,2).
"Porque é com essa Igreja (de Roma), em razão de sua mais poderosa autoridade de fundação, que deve necessariamente concordar toda Igreja, isto é, que devem concordar os fiéis procedentes de toda parte; ela, na qual sempre, em benefício dos que procedem de toda parte, se conservou a Tradição que vem dos Apóstolos" (Contra as Heresias 3,3,2).
Tertuliano de Cartago
"Nós somos uma sociedade, um sentimento religioso comum, uma disciplina unitária e um comum laço de esperança" (Apologia 39,1).

"Procuramos entre nós, juntos dos nossos, e sobre as matérias que são nossas, e somente aquilo que pode ser posto em questão sem que a regra de fé seja comprometida" (Da prescrição dos hereges 12,5).

Nenhum comentário: