terça-feira, 11 de setembro de 2012

Silas Malafaia e o Ecumenismo


O tópico é da autoria do Emanoel e traz um posicionamento interessante sobre a questão do Ecumenismo proposta em dois momentos sendo o primeiro deles num debate no programa Canal Livre da rede Bandeirantes e o outro quando fala de sua ida para a Rede Globo de Televisão. Primeiro vejam o vídeo:  http://youtu.be/P0URnpwYmpk

Abaixo o texto do Emanoel quando da abertura do tópico.

Ecumenismo só entre protestante?

A IGREJA EVANGÉLICA NÃO PARTICIPA DE ECUMENISMO NO QUE TANGE A DOUTRINA DE FÉ.

Motivo segundo o Malafais Os dogmas e princípios de fé divergentes não participa do ecumenismo.

Essas foram mais ou menos as palavras de Malafaias, explicando no roda viva pq não vai participar da reunião ecomênica com na ocasião da primeira vinda de Bento XVI

Diz que ecumenismo só entre evangélico só entre evangelico pq não há divergencia de dogmas e princípio de fé entre eles

PERGUNTO.

1- VC CONCORDA COM MALAFAIAS QUE NÃO HÁ DIVERGÊNCIA DE DOGMA E FÉ ENTRE OS EVANGÉLICOS?

2 -EXISTE ECUMENISMO EVANGÉLICO?


Bom, ouvi o vídeo e o achei bem rico de aspectos para posicionamentos, por conseguinte acho que vale a pena gastar um pouquinho de tempo num trabalho de transcrição do mesmo.

Então vamos lá; após os letreiros iniciais o jornalista Joelmir Betting abre uma pergunta sobre ecumenismo, dizendo o seguinte:

- Pastor, para encerrar: o senhor, pela Assembléia de Deus participa do encontro ecumênico com o Papa em São Paulo?






E o Silas:
- Não! Nós não participamos porque os dogmas de fé não são os mesmos, os princípios de fé são contraditórios e nós não participamos porque também...







- Mas e o Ecumenismo onde fica?
 - O Ecumenismo não fica! Na questão teológica-doutrinária não, não fica! A igreja evangélica e sua maioria... 98% da igreja evangélica não participa de ecumenismo.






Então o jornalista Fernando Mitre entrou no tema questionando:


- Então a sua igreja é excludente?










- Em questão de doutrina e fé é! e a Igreja Católica também é porque foi esse papa que fez um documento em 2004/2005 o "Domminus Iesus" dizendo que a Igreja Católica era a única Igreja verdadeira! É esse papa que tá aí! Quando ele era o chefe da congregação!

Sobre o tema postei o seguinte:

Emanoel devo dizer que achei o tema excelente, muito embora tenha sentido no ar uma intenção velada de 'queimar' o Silas como líder carismático que se apresentava junto à Igreja Católica.

Sob vários aspectos vejo o Silas como um sujeito bem intencionado, noutras como um oportunista barato mas em todas elas enxergo nele os enganos resultantes de sua opção pelas solas.

E aqui o principal deles: NEGAR A FÉ E A REVELAÇÃO COMPLETAS QUE SE APRESENTAM EM JESUS CRISTO.

Existe um caminhão de evangélicos que não se dão conta disso (ou seja, que ao se assumirem como biblistas estão automaticamente se excluindo da Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, muito embora façam parte do Corpo de Cristo através do Batismo protestante, reconhecido como válido pelo Credo Católico (Professo um só batismo).

É um crime que eles mesmos fazem contra si mesmos. Ou seja, é a absurda exclusão voluntária e orgulhosa! E tudo por falta de humildade!

Nesta gravação o pretexto utilizado foi o documento "Dominus Iesus" do então Cardeal Joseph Hatzinger como se fosse discriminatório. Como Católico é fácil de entender a verdade da diferença entre Igreja e igreja (que o protestantismo teima em ignorar e que é vital para a fé cristã). Por isso é de fácil compreensão para nós.
Colhi dois links sobre o assunto, sendo o primeiro do site Veritatis Splendor (http://www.veritatis.com.br/apologetica/105-igreja-papado/1124-explicando-o-documento-qdominus-iesusq ) intutulado "Explicando o documento 'Dominus Iesus'" e o segundo do blog de Dom Henrique Soares da Costa (http://www.domhenrique.com.br/index.php/doutrina-catolica/360-dominus-iesus-um-documento-que-deu-o-que-falar-) intitulado "Dominus Iesus: um documento que deu o que falar".
Em ambos vislumbrei a posição Católica, sempre equilibrada e serena, sem abrir mão da Verdade que é o Senhor Jesus (não existe outra) e lembrando que a Católica é a única Igreja fundada por Ele.

Nada de extraordinário para quem não se importa de esquecer o politicamente correto à luz dos fatos históricos e que tem a humildade de aceitar a verdade desses fatos sobre sua vaidade e interesses pessoais.

Nenhum comentário: